Nsaku-Mpanzu-e-Nzinga
0
Nsaku, Mpanzu e Nzinga

A Tradição Kongo nos ensina que todos os Bakongo descendem de um mesmo avô, o avô KONGO NIMI que tinha como esposa a avó NGUNU (na Etiópia). Deste casamento, nasceram 3 filhos: NSAKU NE VUNDA, MPANZU A NIMI E NZINGA NIMI (mulher). Antes da nascença destes filhos, nosso avó comum KONGO NIMI tivera uma visão, na qual ouviu a voz de Deus, dizendo que sua mulher daria à luz 3 filhos os quais chamaria de Nsaku, Mpanzu e Nzinga.

A Tradição Religiosa Kongo ensina-nos que o Ser Supremo (Deus), AKONGO tem 3 principais atributos: Amor que deu origem a Religião, Inteligência que deu origem a Ciência a tecnologia e Poder que deu origem a Política. A Inteligência de Deus criou o universo e tudo nele existente, seu Amor conserva-o ao passo q o Poder divino governa o Universo. Essas 3 qualidades que fizeram com que o UNIVERSO existisse chama-se na Tradição Kongo, na vertente espiritual de MAKUKU MATATU MA LAMBA KONGO DIA MBUMBA (Kongo dia Mbumba significa Universo, pode dizer-se também KIWADU).

Por tanto, Deus planejou criar uma tribo a sua imagem, dotando-a das suas 3 qualidades. NSAKU, significa caminho limpo (Njila Velela), por isso o Antepassado Nsaku é a encarnação do Amor divino, a fonte da Religião Kongo, o Grande Sacerdote=n´longi a Bantu ye bisimbi (Instrutor de homens e de Anjos); Mpanzu, Kangu ou Ngangu significa Inteligencia, sendo por isso o Antepassado Mpanzu, a encarnação da Inteligencia divina, fonte da ciência e da tecnologia Kongo, o forjador, combatente, o legislador, Mpanzu wa leleka e miongo, mfumu a ngangu ye mvita; dirigindo-se a nossa antepassada Nzinga Nimi, o espirito de Deus disse: Yala wazinga e KONGO e mponda (governe e reúna a volta do seu poder toda a população do KONGO), Nzinga significa Unificadora, dirigente, orientadora, ela é por tanto, a encarnação na tradição kongo do poder divino, a Política. Esses 3 antepassados é q deram origem a TRIBO KONGO, BANA BA KONGO (BAKONGO)=FILHOS DO KONGO (DEUS), isto é que bakongo significa filhos de Deus. Acho que esse pequeno resumo sobre os 3 antepassados originários dos bakongo nos dá respostas a muitas perguntas, tais como, QUEM FOI NSAKU NE VUNDA?

NSAKU NE VUNDA é o reflexo de amor de Deus na Terra, o Grande Sacerdote, um dos originários da Tribo Kongo, Ngudi a Nganga. Por isso, no Reino do Kongo, o Líder Religioso nº 1 era baptizado com nome de Nsaku Ne Vunda (o Chefe Religioso, Líder Espiritual do Reino do Kongo). Isso fez com que existissem no Reino do Kongo, muitos Nsaku Ne Vunda, mas o primeiro não chegou no Kongo, pois, ele existiu na Etiópia.

 

Ilabantu