Likishi
0
Likishi Kayipu/Kahipu (Luvale/Luchanzi)

Manuel Jordàn

Tradução livre do Maganza Lekwandanxi, Erick Munhoz, de Lemba, Coordenador de Conteúdo e Midias Sociais do ILABANTU/Nzo Tumbansi

Descrição

Possui um cocar enorme, com desenhos decorativos e simbólicos na frente e muitas penas cobrindo a parte de trás. A máscara é feita a partir de materiais efêmeros. Tem o rosto antropomórfico com a boca exagerada, nariz, olhos e bochechas, muitas vezes destacadas em vermelho.

Tem penas brancas, uma estatueta, ou pequeno painel decorativo saindo da parte superior da cabeça, na frente do cocar. No geral veste fibra/ traje de algodão. Usa um cobertor ou malha como saia. Mantém uma lança ou faca / espada (mukwale) para o sacrifício animal .

Atributos

Likishi-Kayipu-Kahipu

Rei de todos os makishi (sing. likishi). Máscara usada apenas pelos anciãos ou chefes supremos. Representa os aspectos da ascendência real dos Luvale.

Possui faculdades físicas e sobrenaturais insuperáveis. Apresenta-se em contexto de cerimônias confirmatórias e funerais de chefes. Sua principal função é cerimonial. É Kayipu quem leva os demais makishi em procissão até os chefes tribais durante as cerimônias anuais. Senta-se em seu próprio trono em audiência diante dos outros makishi .

Kayipu não é acessível para as pessoas. O próprio Likishi ou uma máscara assistente pode punir fisicamente quem fica muito próximo a ele. Conseqüências graves podem resultar de uma abordagem inadequada para com a máscara. É o mais poderoso de todos makishi . A máscara não se apresenta, em geral, no contexto da mukanda.

 

Ilabantu
Your Name Email Website